GIR Gerência de Infraestrutura de Redes

Nesta página são listados os serviços disponibilizados pela Gerência de Infraestrutura de Redes. Selecione abaixo o serviço desejado para mais informações.

Configuração e instalação de Switch de Distribuição (GIR).

O serviço consiste em configurar/implantar/manter Switches que interconectam outros Campi, centros e outras unidades acadêmicas com a STI.

GIR01
Configuração e instalação de Switch de acesso (GIR).

O serviço consiste em configurar/implantar/manter Switches que operam dentro das unidades acadêmicas e que permitem a conexão de computadores e outros equipamentos de rede.

GIR02
Gerenciar BackBone UFPB (GIR).

O serviço consiste em administrar os switches da camada 2 e 3 nos centros; implementar VLANs nesses switches e no CORE (quando necessário), implementação de rotas nesses Switches.

GIR03
Monitoramento do BackBone (GIR).

Acompanhamento de incidentes de rede através de ferramentas tais quais o GrayLog e o Zabbix.

GIR04
Gerenciar Acess Points da rede UFPBSEMFIOS/EDUROAM (GIR).

Permitir que os usuários consigam se conectar aos APs; Monitorar o funcionamento dos APs.

GIR05
Esboçar a rede de dados em ferramentas CAD (GIR).

Consiste em esboçar a rede de dados em ferramentas CAD para futuras implementações.

GIR06
Monitoramento de NoBreaks Gerenciáveis nos Switches de Distribuição (GIR).

Consiste em acompanhar o funcionamento dos Nobreaks gerenciáveis visando minimizar as ocorrências de falhas nos Switches de distribuição.

GIR07
Suporte aos equipamentos de TI (GIR).

Consiste em dar assistência técnica ao usuário final, incluindo diagnóstico e correção de falhas em equipamento de TI, desde que haja ferramentas e material para manutenção e, desde que não exista técnico administrativo lotado para estas funções na unidade.

GIR08
Instalar/configurar equipamentos de TI (GIR).

Consiste em implantar equipamentos de informática para seu uso adequado, desde que não exista técnico administrativo lotado para estas funções na unidade.

GIR09
Instalar/configurar/manter programas e/ou sistemas operacionais licenciados (GIR).

Consiste na resolução de problemas relacionados a instalação/manutenção de Softwares licenciados, e ainda a formatação, perca de senhas (desde que possível), vírus, etc.). Formatações somente poderão ser executadas caso o solicitante tenha feito backup prévio de seus dados. O serviço poderá ser solicitado desde que não exista técnico administrativo lotado para estas funções na unidade.

GIR10
Análise de cabeamento de rede; Substituição de conectores (GIR).

Consiste na análise do cabeamento de rede local, visando projetos, manutenção e expansões. Substituição de conectores (A substituição de conectores será realizada desde que não exista técnico administrativo lotado para estas funções na unidade). Informamos que a GIR não faz lançamento de cabos de redes.

GIR11
Resolução de problemas de interconectividade (GIR).

Consiste em analisar problemas relacionados a conexão de computadores e impressoras na rede local e com a Internet, desde que não exista técnico administrativo lotado para estas funções na unidade). Informamos que a GIR não faz lançamento de cabos de redes.

GIR12
Gerenciamento dos enlaces com as unidades externas ao Campus I (GIR).

Consiste em monitorar/diagnosticar/manter os links que conectam a rede de dados do Campus I as suas demais unidades, tais como os Centros acadêmicos de Mangabeira e Santa Rita, por exemplo.

GIR13
Serviços de instalação/configuração/suporte de telefones VoIP (GIR).

Consiste em instalar, configurar e dar suporte aos aparelhos e ramais que possuem a tecnologia VoIP.

GIR14